Redação – As Melhores Dicas

Resultado de imagem para redacao

Com certeza o maior obstáculo que deixam muitos estudantes preocupados é quando eles precisam escrever uma redação. Considerado um “monstro” em concursos e vestibulares, e o pior é que é um assunto que cobra habilidades da língua portuguesa que muitos tem dificuldade. Como a comunicação, coesão e coerência.




Nesse artigo vamos te ensinar como fazer uma boa redação, primeiramente você deve parar de acreditar que apenas algumas pessoas são capazes de escrever bem, que poucas podem tirar uma boa nota em redação. Se você souber as técnicas corretas e treinar bastante, com certeza, vai conseguir um resultado incrível.

Existem alguns “segredos” que se seguidos podem fazer sua redação alcançar nota bem alta, mesmo não conseguindo ter a melhor escrita do mundo. Estude a ortografia também. Os corretores não buscam tanto um texto com uma ideia espetacular, eles pedem um texto organizado, coerente e que seja fiel ao tema.

Vamos detalhar melhor cada “segredo” e assim te mostrar que qualquer pessoa pode fazer uma boa redação, ainda que tenha alguma dificuldade na escrita. Importante lembrar que o texto dissertativo argumentativo geralmente é o mais cobrado em vestibulares e concursos, ainda que você precise no ensino médio.

A estrutura da redação:

É bem fácil. Primeiramente, começando a escrever seu texto você deve colocar no papel as primeiras ideias que você teve sobre o assunto a ser desenvolvido.

Logo após escrever essas primeiras ideias, você deve criar os primeiros parágrafos, apenas para organizar as ideias de forma que dê para entender a mensagem. A semântica é muito importante. A redação pode ser decomposta como introdução, desenvolvimento e conclusão. Veja como fica organizada:

Introdução
É um parágrafo de mais ou menos 2 ou 3 frases. Nessa parte apresentamos o tema, o assunto, que vai ser desenvolvido e colocando os desafios que logo depois tentarão ser resolvidos através da intervenção.

Desenvolvimento
Contém cerca de 2 a 4 parágrafos. Aqui devemos apresentar os nossos argumentos, e discutir o tema da redação. Apresentando os principais pontos sobre o assunto.

Conclusão
Esse parágrafo possui cerca de 3 ou 4 frases. Aqui você vai dar a solução para o problema discutido ao longo da redação. Esse é um dos momentos mais importantes do texto e você deve ter um solução plausível para a questão apresentada.

Agora que você já viu como deve ser uma estrutura de redação, vamos tentar escrevê-la:

Perguntas importantes:

Aqui na introdução você deve perguntar o seguinte sobre o tema: “o que eu penso sobre isso?

Já no desenvolvimento faça essas perguntas: “como posso provar isso?”, “Quais as causas disso?”, “Quais as consequências disso?”, “Como isso acontece?”, “De que forma posso realizar isso?”.

Agora na conclusão pergunte: “Que lição pode ser tirada disso?

Essas perguntas são fundamentais, mas irão te dar um bom norte para te guiar no caminho para uma boa redação. Lembre-se que dividir a redação antes de começar a escrevê-la é de grande importância para te dar mais organização. Os professores que irão avaliar o seu texto não veem a redação como um texto fechado e inseparável, eles enxergam o texto como sendo partes de um todo, e é por isso que você tem que se preocupar com cada etapa, para que todas estejam atendendo ao esperado.

Ok, esse foi só um exemplo para te ajudar a entender como se constrói um parágrafo na prática. Claro que os argumentos que colocamos sobre chocolate poderiam render muitas outras frases e ideias, mas o nosso objetivo era só mostrar o entendimento dos argumentos e da construção do texto em todos esses argumentos.

Da mesma forma que fizemos com esse exemplo, mostraremos o que mais precisa levado em consideração.

Só é possível escrever uma boa redação dividindo, organizando e analisando individualmente a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. se você tentar misturar essas três partes sem cuidado e organização vai destruir o seu texto. tendo isso em mente, vai estar à frente de muitos outros estudantes.