Português para crianças

Resultado de imagem para crianças estudando

O que pode ser melhor do que um professor preparado e com boas ferramentas para ensinar seus conhecimentos da melhor forma possível. E se tratando de português para crianças do Ensino Infantil e Fundamental isso é ainda mais importante já que essas crianças estão nos seus primeiros anos.

Desde pequenos e ainda começando a ter contato formal com a língua portuguesa, algumas crianças tem algumas vezes dificuldades que podem a prejudicar, por isso é tão importante utilizar ferramentas e técnicas eficientes que ajudar nesse processo de aprendizado.

Essas dificuldades e deficiências se não detectadas e controladas a tempo podem chegar a causar problemas sérios lá na frente ao aluno.

Aulas de reforço e sua importância

Não repetir de ano não significa para o aluno que ele não tenha tenha alguma dificuldade de aprendizado, muitas vezes eles são aprovados, mas mesmo assim não conseguem absorver algum assunto, principalmente quando é em alguma matéria que ele não gosta ou não tem afinidade.

O melhor a se fazer é sempre que possível  acompanhar o desenvolvimento do português do aluno com atividades e exercícios que possam mostrar o que deve ser melhorado. Essa avaliação deve ser feita desde os primórdios da sua vida escolar. Coloque as para fazer escrever pelo menos uma redação por semana.

Pode ser que a metodologia utilizada na escola não seja adequada às suas necessidades e ele precisaria de mais do que isso, ou seja, algumas aulas particulares que são especializadas e com certeza vai ajudar bastante na sua evolução.

Algumas informações básicas te muita importância para o aluno evoluir a um nível correto de português durante a primeira idade e que vai fazer muita diferença no longo prazo.

Brasil um dos piores na educação básica

Um estudo que foi realizado no Brasil em 2016 avaliou a qualidade da Educação de Base.

Infelizmente nosso país ganhou o posto de número 83, dentre as 130 nações que integraram as análises. Ou seja, mesmo com tanto investimento nessa área ele ficou nos piores lugares do ranking.

Pior ainda foi perceber que o que colocou o país numa posição tão baixa foi o mal preparo dos jovens de 0 a 14 anos.

Essa pesquisa realizada pelo IBGE e publicada em uma matéria da BBC Brasil mostra que o aprendizado é prejudicado desde a educação infantil que é a base do conhecimento e é o principal momento da educação de qualquer pessoa. Principalmente no português para crianças.

O analfabetismo no Brasil

Ainda segundo o IBGE o Brasil possui-a cerca de 12,9 milhões de analfabetos em 2015.

Uma informação bastante preocupante é que as crianças entre 4 e 5 anos tem o nível mais baixo de matrícula nas escolas. A taxa de crianças que frequentam o Ensino Infantil é a menor em relação as outras fases da educação de base.

Uma pessoa pode ser considerada analfabeta se jamais recebeu algum tipo de educação escolar.

Ou seja, os dados da pesquisa acima não colocam os iliterados, esses são aqueles que receberam alguma aula de português, mas não foi o suficiente para aprender o essencial. Essa característica pode ser chamada de “Analfabetismo funcional”.

Uma criança que tem o mínimo de contato com o português através de aulas particulares antes do primeiro ano do ensino fundamental vai ter sua entrada nessa fase escolar bem preparado e alfabetizado com o principal, a essência da língua portuguesa.

Resultado de imagem para crianças estudando

Escolher um bom professor particular

Através de aulas particulares de português para crianças, ainda mais no início vai fazer a criança ter um desenvolvimento inicial muito maior e melhor, principalmente porque dessa forma pode perceber suas dificuldades e os pontos fortes que o aluno pode desenvolver mais rápido, isso é de uma importância enorme para o processo de aprendizado do estudante.

Saber escolher um tutor individual para a criança em fase de alfabetização é muito importante, pra isso é necessário seguir alguns passos. Analise as seguintes características do profissional:

  • Determinação;
  • Boa comunicação;
  • Domínio da matéria ensinada.
  • Compreensão e método de ensino infantil

Essas qualidades são fundamentais para um tutor de língua portuguesa que pretende acompanhar o desenvolvimento do programa curricular da criança e ajudar no que for necessário.