Interpretação e compreensão de texto

Ter conhecimento correto para diferenciar o que é compreensão e interpretação de texto é importante para entender essas matérias e saber analisar corretamente os conteúdos. Ainda, essa habilidade é umas das mais cobradas na prova do ENEM e em concursos públicos. Nesse artigo pretendemos te ajudar nesse assunto tão importante.

Entendo a compreensão de texto

Esse assunto tem o objetivo de fazer uma análise objetiva do texto, tentando decodificá-lo e encontrar o que  está escrito de fato, compreendendo quais as principais ideias presentes no texto e com esses dados e informações busca um entendimento total. De forma geral, os enunciados de questões que estão pedindo a compreensão de um texto utilizam as seguintes expressões:

O autor sugere…
Segundo o texto…
O autor/narrador do texto diz que…
O texto informa que…
No texto…
De acordo com o autor…
Na opinião do autor do texto…
Tendo em vista o texto…
O autor sugere ainda…
De acordo com o texto…

Resultado de imagem para interpretação

Entendo a interpretação de texto

A interpretação de texto vai colocar o que podemos concluir sobre, fazendo conexões do que está escrito com a realidade. estude a literatura brasileira que vai te ajudar muito. Essas conclusões vem da analise das ideias do autor, mas lembre-se que essa análise é subjetiva.

A interpretação de um texto requer:

  • Existência de um conhecimento prévio sobre o assunto ou conceito abordado no texto;
  • Obtenção de conteúdos por parte do leitor que permitem interpretar de maneira mais abrangente;
  • Avaliação pessoal e crítica por parte do leitor porque quase sempre a interpretação sempre depende das reflexões de quem está lendo o texto.
  • De maneira geral, os enunciados de questões que pedem a interpretação de um texto utilizam determinadas expressões:

Conclui-se do texto que…
O texto permite deduzir que…
Diante do que foi exposto, podemos concluir…
É possível subentender-se a partir do texto que…
Qual a intenção do autor quando afirma que…
O texto possibilita o entendimento de que…
Infere-se do texto que…
Com o apoio do texto, infere-se que…
O texto encaminha o leitor para…

Mas, qual é a grande diferença?

Sem dúvida que a grande diferença entre a compreensão e a interpretação de texto é que a compreensão trata dos dados concretos e objetivos do texto, enquanto que a interpretação tem o foco em uma análise mais subjetiva e com interferência dos conhecimentos previamente obtidos pelo leitor sobre o conteúdo estudado.

Mais algumas dicas:

Essas dicas são bem simples mais com certeza vai te ajudar muito a entender a importância e o uso correto da compreensão e interpretação de texto e entender que são essenciais, dessa forma durante as aulas e ainda mais nos momentos de prova, você vai ter mais segurança e obter notas melhores. Vejamos abaixo essas dicas.

Ler todo o texto atentamente:
A primeira coisa necessária para compreender e interpretar um texto da maneira correta é fazer uma leitura completa e sem nenhuma pressa. Inclusive, um dos piores erros que muitos estudantes cometem é ler o texto rapidamente na hora de uma prova e assim fazer uma análise precipitada.

Reler o texto:
Além de ler o texto todo sem pressa é muito importante reler novamente, porque durante a segunda leitura você consegue analisar as ideias com muito mais clareza.

Sublinhar as ideias mais importantes:
Essa, sem dúvida,  é uma dica incrível e que vai te ajudar muito a diferenciar o que é compreensão e interpretação de texto. Além disso, lembre-se que durante a releitura você deve aproveitar e sublinhar todas as palavras e frases que são mais importantes. Para conseguir fazer isso de forma inteligente tente pensar no Instagram, como as pessoas usam as hashtags, ou seja, focar de fato nas palavras e ideias centrais do conteúdo.

Separar fatos de opiniões:
Para saber diferenciar a compreensão da interpretação, lembre-se sempre disso: A compreensão tem o foco maior nos fatos, enquanto que a interpretação é muito mais sobre uma determinada opinião.