Gramática para o Enem – 3 Ensinamentos…

Saber as regras de gramática corretamente exige bastante estudo, leitura e exercícios. Ainda que você fale e escreva corretamente, pode ser difícil explicar por que uma frase está certa ou errada, sem ter um conhecimento mais aprofundado das normas gramaticais.




Aproveite todo nosso conteúdo que foi escrito para te ajudar nesse grande desafio.

A gramática tem a formação de um conjunto de regras que estabelece os critérios da escrita de uma língua, especificando a forma certa de fazer a união as palavras e formar frases, parágrafos e textos coerentes.

Sem ter o entendimento dessas regras na prática, provavelmente você não terá sucesso, por isso é tão importante estudar e praticar esse assunto.

Ela é cobrada nas questões de múltipla escolha e na redação (Onde ocorre o maior número de erros). A gramática da língua portuguesa estuda todos os elementos e processos de formação que concede as características do nosso idioma.

Por esse motivo, é importante conhecê-la bem se quiser escrever e falar da forma correta e ter sucesso na prova do Enem.

gramatica enem

1.Veja o que o Enem pede de gramática:

  • Classes gramaticais – substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição, advérbio.
  • Morfologia – Estuda as palavras isoladamente sem se preocupar com seu contexto. A morfologia é formada por dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição.
  • Ortografia – A ortografia se configura por determinar padrões para a forma escrita das palavras que está associada tanto a critérios etimológicos (Origem das palavras) quanto fonológicos (Aos fonemas representados). DICA: Estude sobre a nova ortografia e pratique bastante para assimilar melhor esse assunto.

2.Organize o estudo por tópicos:

Em vez de estudar tudo de uma vez, ou sem organização, separe a gramática por temas e subtemas. Isso vai te dar muito mais clareza e organização para conseguir aprender.

O seu maior foco deve ser o aprendizado dos assuntos importantes, ou seja os que cai com mais frequência. Por isso busque os temas e assuntos que são mais cobrados no concurso que você vai prestar.

Cada semana você estuda um tópico diferente e faz simulados e testes para ver o quanto aprendeu sobre aquele assunto.

Com certeza, dessa forma você vai aprender muito mais. Segundo alguns estudos, esse modelo de estudo é o mais eficiente para conseguir ter uma aprendizado maior, isso não significa que é mágica, apenas que é importante.

Esse método de estudo é muito melhor porque te dá foco e disciplina necessária para aprender muito mais em menos tempo, além disso quando organiza os estudos por tópicos, o cérebro automaticamente tende a gravar mais as informações que você está tentando aprender.

3.Como a gramática é colocada no Enem:

As questões de gramática no Enem sempre está relacionadas com com outros assuntos, você precisa entender bem o contexto e interpretação. Veja o que também é colocado no Enem sobre esse tema:

  • Norma Culta e Norma Popular: A distinção e uso das normas da língua sempre são referidas nas questões do Enem. Por isso, você deve ler e praticar bastante para conseguir aplicar todo conhecimento teórico, e as regras, na prática da prova.
  • Variação Linguística: A variação linguística esteve cada vez mais presente nas últimas provas do Enem, colocando temas sobre o preconceito linguístico e o uso da linguagem em diferentes regiões do país. Importante dar uma atenção especial a esse tema que pode ser mencionado na prova.

É muito importante conseguir um bom dicionário para os estudos, não só para saber o significado de determinadas palavras, mas também para saber qual é a escrita certa e claro, seus sinônimos, que será mais útil quando encontrar palavras desconhecidas!

Além disso, orientações para separação de sílabas, abreviaturas, classes gramaticais etc. Além de aprimorar o seu vocabulário. Escolha um dicionário atualizado com o novo acordo ortográfico.