Como começar a estudar português?

Muitas pessoas não sabem, mas elas não estão estudando a língua portuguesa da maneira correta. Sim, existe um modelo, digamos assim, que faz você aprender muito mais rápido e de maneira muito mais eficiente que a forma como a grande maioria estuda. E sabe porque? Simples… Porque você não deve tentar decorar o conteúdo, mas pelo contrário, aprender.

E existe uma grande diferença nisso… Quando você fica lendo regras tentando ver se assim conseguem gravar na sua mente aquele assunto, o que você faz de verdade é tentar empurrar para seu cérebro que ele deve memorizar aquilo, mas ele não funciona assim.

Seu cérebro trabalho por associação, ou seja, ele cria um link entre palavras, sons e cheiros e determinadas coisas que desejamos aprender.

Um exemplo, disso é quando estamos aprendendo inglês. Tentar aprender inglês apenas memorizando palavras provavelmente vai ser muito mais díficil do que se você aprender, por exemplo, assistindo filmes ou ouvindo músicas que com certeza funciona muito melhor.

O Passo a Passo correto:

Então, da próxima vez que estiver estudando regras gramaticais, interpretação de texto ou até mesmo literatura procure fazer com que o aprendizado seja muito mais leve. Uma das coisas que você precisa fazer é encontrar músicas e filmes que te ajudem nesse processo.

Deixo aqui algumas recomendações de livros que são de ficção, mas que vai te ajudar a apreender muito mais o assunto do que apenas tentar decorar.

Lembre-se: Encontre qual tema você mais gosta (Seja terror, romance, ficção, aventura) e leia esses livros que com certeza vão te ajudar a ter um repertório muito mais amplo e diversificado da língua, tanto escrita quanto falada.

Primeiro: Encontre o máximo de livros, filmes e músicas em português e consuma todo esse conteúdo, sempre de maneira pausada e com muita atenção para conseguir de fato aprender o assunto que está sendo estudado.

Segundo: Comece a fazer vários simulados de gramatica e também outros assuntos para que dessa forma você possa praticar e ao mesmo tempo aprender. Você vai ver como isso vai fazer a diferença no seu aprendizado. Você não vai mais precisar ficar decorando porque você vai aprender de fato.

Nunca deixe pra amanhã

O mais importante é começar hoje, não deixe nunca pra depois. Com apenas 1 hora por dia já será suficiente para você começar a aprender todas as regras gramaticais e ter uma ideia melhor de como funciona a lingua portuguesa.

O problema é que muitos estudantes não gostam de ler e nem se interessam por fazer atividades que os ajudem a ter um avanço na matéria, principalmente nos assuntos ligados a ortografia e gramatica. Simplesmente com um pouco de tempo e estudo tod dia já vai ser o suficiente para aumentar seu aprendizado.

Tudo depende é claro de como vai está aplicando esse conteúdo no seu dia a dia e dessa forma possa melhorar cada vez seu desempenho nesse assunto que é tão importante e faz toda diferença no mercado de trabalho.

Não deixe para depois o que você pode fazer hoje. Comece a estudar e desenvolva seu conhecimento da melhor maneira.