Português para concursos – 5 Melhores Dicas

Para algumas pessoas o português é considerado difícil, principalmente por conta da gramática que tem muitas regras. Agora imagine se existisse alguma maneira de estudar que fosse mais fácil e fizesse você aprender mais rápido. Com essas dicas que vou te ensinar aqui você vai conseguir aprender muito mais do que a maioria dos alunos que também querem ser aprovadas.

Aproveite e compartilhe com seus amigos que também vão fazer algum concurso porque vai ajudá-los muito. São dicas simples mas que com certeza podem fazer uma grande diferença nos seus estudos. Tenho certeza que você vai adorar.

DICA ESPECIAL: Ler e prestar atenção aos enunciados antes de tudo é muito importante, porque nem sempre as perguntas se referem à interpretação de todo o texto. Lendo o texto antes, você corre o risco de perder vários minutos na leitura, para só depois ver que a questão pede apenas para analisar gramaticalmente duas ou três frases. 

 

portugues concursos

1. Não estudar a gramática tradicional inteira:

É importante que você saiba quais assuntos são mais pedidos na prova e isso obviamente vai depender do estilo de prova que esse concurso está aplicando, por exemplo, a prova de concurso da PM provavelmente não vão pedir os mesmos assuntos de gramática que pedem no concurso para professor.

Pesquise para saber qual estilo de prova que o concurso que você vai fazer utiliza e também quais assuntos são mais recorrentes nessas provas. Estudando apenas o essencial você já vai esta à frente de muitos outros concorrentes que tentam aprender todo conteúdo e não focam no mais importante.

2.Interprete o texto de acordo com o autor:

O maior erro que um concurseiro pode cometer é tentar interpretar o texto sob sua perspectiva, quando, na verdade, o que importa é a visão do autor sobre o assunto. O que você precisa fazer é mostrar que conseguiu compreender exatamente qual é a mensagem passada no texto, entender o ponto de vista do autor.

Procure ler o texto com calma e tranquilidade para entender bem. É melhor demandar um pouco mais de tempo na leitura e conseguir ter uma boa compreensão do que ler rápido e correr o risco de não entender bem o que foi colocado. Outra dica muito boa é ler bastante no seu dia-a-dia e praticar a leitura dinâmica para desenvolver habilidade nesse quesito.

3.Estilo de prova:

Pesquise qual o estilo de prova que vai ser aplicada na prova do concurso que você vai fazer, porque, como já foi dito acima, cada estilo possui suas perculiaridades e por isso conhecer bem quais são essas caractéristicas é muito importante para ter uma boa noção do que vai ser pedido na prova.

4.Cuide da ortografia:

Você já teve dúvida se uma palavra tem ou não acento? Esse é um dos maiores erros nas questões de Ortografia Oficial de vários concursos. Para compreendermos melhor sobre sobre esse assunto, é melhor saber qual é a função da acentuação. A principal função da acentuação é modificar o som de alguma letra, dessa forma, palavras de escrita semelhante tem leituras diferentes e, claro, significados diferentes.

Procure estudar sobre:

  • Acento agudo
  • Acento circunflexo
  • Acento grave
  • Til
  • Uso dos porquês
  • Uso do “X” e “CH”
  • Uso da crase
  • Uso do “S”, “Z”, “S”, “SS”, “C” e “Ç” 
  • Uso do “J” e “G”

5.Pratique muito, quanto mais melhor:

Já dizia a sábia frase:”A prática leva à perfeição”. Então, como certeza, essa é a dica mais importante que podemos dar para quem está estudando português para concursos: Pratique muito! Seja com simulados ou aperfeiçoando os assuntos que você tem mais dificuldade, já que é essa a melhor forma de aprender: Errando! Fazendo vários exercícios você vai descobrir quais são seus maiores erros e como pode corrigi-los.

Espero que essas dicas possam te ajudar a estudar melhor, mesmo sendo dicas simples com certeza vão te ajudar bastante a ter um desempenho melhor nos estudos.